Pibic Jr. entrega certificados e expõe trabalhos de 10 projetos

Uma exposição dos trabalhos realizados por 50 estudantes da rede municipal de ensino fundamental e dez professores coordenadores no segundo semestre deste ano marcará, nesta quarta-feira (13), às 18 horas, na Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé, o encerramento das atividades da quinta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr).

Através do Fundo de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (Facitec), a Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) ofereceu bolsas de iniciação científica a 10 projetos aprovados no edital Pibic Jr. 01/2017. Os valores das bolsas são de R$ 1 mil mensais para os orientadores e R$ 110 para cada aluno bolsista.

Visita de alunos do Pibic à empresa TecVitória

Visita

Como parte da programação de encerramento das atividades do ano, os estudantes participantes da edição 2017 do Pibic Jr. foram conhecer o funcionamento da TecVitória, incubadora de empresas de base tecnológica que está comemorando 23 anos de existência, com sede no bairro de Itararé.

Sob a coordenação de Vasti Gonçalves, técnica pedagógica da Gerência de Formação da Seme, e divididos em duas turmas, uma na segunda-feira (11) à tarde e outra nesta terça (12) pela manhã, os alunos da rede municipal de ensino fundamental tiveram seu primeiro contato com o universo do empreendedorismo.

 

Visita de alunos do Pibic à empresa TecVitória

Eles assistiram à apresentação de Juliana Binda, coordenadora do Escritório de Projetos, que utilizou como apoio projeção de slides e um pequeno vídeo. Ela começou sua fala motivacional perguntando: “Por que vocês estudam? Para conseguir um bom emprego. E, para que empregos existam, é necessária a existência de empresas”.

De forma simples e didática, a gerente foi descortinando a estrutura de funcionamento da TecVitória, comandada por um amplo de conselho de administração e com muitas parcerias, incluindo a CDV.

A apresentação estimulou os estudantes a pensar num futuro de boas ideias e de muita inovação no mundo do empreendedorismo, a partir da iniciação científica que o Pibic Jr. proporciona em Vitória desde 2011. Os alunos gostaram de saber que a empresa que criou no Estado o carro sem motorista está hoje dentro da TecVitória.

Em seguida, conheceram as instalações da incubadora e o trabalho desenvolvido pela empresa Mitogames, que está lançando um jogo focado no Enem.

Criação do Pibic

Em seu lançamento, em 2011, em uma parceria da CDV com a Seme, os objetivos do Pibic Jr. eram promover a concessão de bolsas para estudantes e orientadores desenvolverem projetos de pesquisa com caráter de investigação, em qualquer área, visando despertar o interesse pelo conhecimento científico, identificar e potencializar talentos e contribuir para a formação de futuros profissionais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Até o momento, foram realizadas cinco edições, em 2011, 2012, 2013, 2014/15 e 2017. Foram contemplados como bolsistas 640 alunos da rede municipal e 67 professores orientadores, correspondendo a 67 projetos desenvolvidos.