Pesquisa aponta Vitória como a melhor cidade do Estado para se investir

Dados do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) apontam que a cidade de Vitória apresenta o melhor ambiente de negócios e para se investir do Espírito Santo. O levantamento foi realizado nos 78 municípios do Estado e considerou 39 indicadores, reunidos em quatro eixos principais: infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal.

 

Panorâmica da cidade de Vitória

Estudo apontou que a capital apresenta o melhor ambiente de negócios e para se investir do Espírito Santo(Ampliar imagem)

Segundo os dados, a capital apresenta o maior índice entre os municípios, com 7,11 pontos. O resultado é a média dos quatro eixos pesquisados.

Entre os indicadores avaliados, estão acesso e desempenho em educação básica, saneamento, fornecimento de energia, qualidade do sinal de telefonia, dentre outros.

Os grupos infraestrutura e potencial de mercado apresentaram os melhores índices, ficando com 7,55 cada um. Os eixos capital humano (7,09) e gestão fiscal (6,26) também foram destaques na comparação com os demais municípios. Colatina (6,31) e Aracruz (6,27) ficaram na 2ª e 3ª posição, respectivamente.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDV), Leonardo Krohling, destaca que o resultado é fruto de um trabalho que vem sendo realizado desde o início da gestão e que tem contribuído para que Vitória ocupe posição de destaque nacional, com premiações em diversas áreas.

“Desde 2013, Vitória tem se destacado por ser um excelente lugar para se abrir negócio, com um ambiente favorável para o empreendedor. Tanto que naquele ano fomos reconhecidos nacionalmente (estudo elaborado para a Revista Exame pela consultoria Urban Systems) como a melhor cidade do País para abrir um negócio. Em 2017, conseguimos recuperar e figurar novamente como a melhor cidade do Brasil nesse aspecto. Agora, em 2019, a pesquisa mostrou novamente que Vitória é a melhor capital para se abrir negócio”, lembra.

Krohling destaca que a liderança de Vitória nos dados apresentados pelo Ideies mostra que a cidade está no rumo certo. “Nos honra muito saber que o trabalho que tem sido feito está dando resultado, o que nos motiva ainda mais a buscar, a cada ano, novas soluções para que o empreendedor tenha a vontade de vir empreender na cidade. Vale destacar que Vitória é uma cidade em que a população tem escolaridade e renda per capita alta, que entende e apoia esse movimento. Além disso, apresentamos uma estrutura invejável em outras áreas, como educação e saúde, e estamos caminhando a passos largos para nos tornar a melhor cidade do Brasil. Portanto, o nosso desafio é este: chegar no topo e nos lá por muitos anos”, afirma.

Grupos

No portal, os municípios foram separados em seis clusters (grupos), que agrupam cidades que são similares em termos de população, microrregião e IDHM. Nesse sentido, integram o cluster ao lado de Vitória os municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha.

Ferramenta inédita

Os dados estão disponíveis no Portal da Indústria e é uma ferramenta inédita de gestão. Trata-se do IAN (Indicadores de Ambiente de Negócios), que reúne informações importantes para a melhoria da gestão pública, uma vez que oferece um diagnóstico detalhado do seu ambiente de negócios em um único espaço, facilitando a priorização de políticas públicas e o melhor direcionamento dos recursos públicos.