9 de novembro de 2016

Centro de Inovação

À luz do contexto histórico em que foi gerado, da situação econômica vigente e das expectativas da sociedade, a construção do CI, primeiro prédio do Parque, reveste-se de particular importância. O Centro de Inovação precisa não apenas ser, mas também ser percebido como um elemento inovador e impulsionador de novos tempos.

O CI cumprirá o duplo papel de cérebro e coração do Parque Tecnológico de Vitória. Elo de uma cadeia de inovação, ponto de convergência dos usuários do parque, referência em geração e difusão de inovação e tecnologias, o Centro de Inovação será um elemento catalisador imprescindível e definirá a vocação do parque.

Este Centro deverá identificar as demandas empresariais e acoplá-las às ofertas do mundo universitário, transformar pesquisadores em empresários, viabilizar a comercialização de produtos, treinar os técnicos que as empresas necessitam, estimular a aplicação de tecnologias sustentáveis e abastecer o parque de ideias, peritos e empreendedores. Para tanto, é importante que reflita arquitetonicamente a sua função conceitual intrínseca, qual seja a de gerar inovações.

A ideia é que a arquitetura do prédio, no futuro, favoreça a integração dos frequentadores do Centro e também estimule a fabricação e uso de tecnologias inovadoras que possam ser difundidas e replicadas, tais como, vidros que retêm calor, reutilização de água, placas fotovoltaicas para captação de energia solar, jardins verticais para diminuir a incidência dos raios solares, iluminação em LED, internet de altíssima velocidade, dentre muitas outras.

Assim, o CI poderá oferecer a empreendedores inovadores, profissionais liberais e prestadores de serviços ambientes com adequada infraestrutura tecnológica e design contemporâneo.

O CI estimulará a difusão de tecnologias sustentáveis, inteligentes e humanas. As startups serão incentivadas a criar soluções para o próprio CI, para o Parque Tecnológico e para toda a cidade. O CI poderá responder às demandas da sociedade e colocar Vitória em destaque no ranking das cidades inteligentes.

As obras do prédio do Centro podem ser acompanhadas por meio deste link: http://bit.ly/2AhNx4J