9 de novembro de 2016

Incubadora

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica TecVitória é uma associação civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado e prazo indeterminado de duração, criada em dezembro de 1995 numa parceria entre Governos, Universidade e Entidades empresariais capixabas, como resultado da percepção da importância de se promover a produção de bens e serviços de alto conteúdo tecnológico.

Em 1995 a TecVitória iniciou suas atividades como incubadora de empresas de base tecnológica com característica multissetorial, sendo sócios fundadores a UFES, o Governo do ES, a FINDES, o SEBRAE-ES, o BANDES, o GERES, a Prefeitura Municipal de Vitória – PMV, o IEL/ES e a Empresa Parque Tecnológico – EPT, mas seus resultados ficaram bem aquém do planejado.

A partir de 2006 a entidade passou a contar com firme apoio da CDV – Companhia de Desenvolvimento de Vitória, atuando como ferramenta para o surgimento e o desenvolvimento de empreendimentos de alto conteúdo tecnológico no município. A TecVitória é a única representação do município no Atlas Wainova of Innovation.

Nos últimos anos a entidade se tornou ainda sede do Centro Tecnológico de Computação Gráfica – CTGraphics, da Secretaria Executiva do Fórum Nacional de Secretários Municipais de C&T, do pólo capixaba da SBGC, do Centro de Design do ES, da Assespro-ES, do Instituto Divulga Ciência, e da Vitória Investidores Anjos, sendo formalizada em final de 2009 como Marco Zero do Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória.

A TecVitória mantém estreitos laços com a incubadora do Ifes, a de EcoNegócios da IMADESA, e a de Colatina – INECOL, participando ativamente de todas suas atividades de suporte e apoio a empreendimentos. À época do lançamento da Chamada pública PNI 03/2009 a TecVitória foi confirmada como Incubadora Coordenadora, e com recursos da Carta Convite PNI Incubadoras 12/2010 passou a atuar diretamente no apoio à gestão dessas incubadoras capixabas. Atualmente a TecVitória integra outros 7 projetos (ES-20, ES-24, ES-29, ES-30, ES-31, ES-34 e ES-36). Como efeito dessas atividades em 2012 a Petrobras passou a integrar o Conselho de Administração da TecVitória e a entidade passou a integrar formalmente o Fórum do Prominp no ES. Em meados de 2013 temos trabalhando o P&D dos projetos do Prominp 5 empresas incubadas (4 na TecVitória e 1 no Ifes)  e a demanda tanto da Petrobras, quanto de empresas do setor metal-mecânico e de empreendimentos de P&D, interessados em participar destes processos é crescente.

O Escritório de Projetos da TecVitória entre 2003 e novembro de 2014 apoiou diretamente a proposição de 125 propostas aprovadas em agentes diversos do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, possibilitando seu fortalecimento, das empresas, e das demais organizações apoiadas, com aportes que somam R$ 30,2 milhões não reembolsáveis e R$ 8,8 milhões em contrapartidas, mais 1,3 milhões em projetos junto ao SebraeTEC, com 199 mil em contrapartidas.

Instalada desde sua fundação à Rua Marins Alvarino, 150, no bairro Itararé, em Vitória, ES, está matriculada no CNPJ sob o no 01.158.755/0001-81, e é também qualificada desde 2003 como OSCIP pelo Ministério da Justiça.