9 de novembro de 2016

Parque Tecnológico

Idealizado na década de 90, quando foi criado o fundo municipal de ciência e tecnologia, o Parque Tecnológico da cidade de Vitória, Espírito Santo, começa a ganhar formas com o início das obras do primeiro prédio. A capital capixaba não tem espaços físicos disponíveis para novas indústrias e agropecuária, portanto, a sua vocação econômica está baseada na prestação de serviços. O Parque surge com a missão de ser o grande centro articulador da inovação da cidade e do Estado.

Na região de Goiabeiras, perto do aeroporto, há uma área reservada de 330 mil metros quadrados dedicados ao Parque, dividida em três áreas menores – sendo uma para a implantação do Centro de Inovação, outra para a construção de laboratórios de pesquisa compartilhada e um para a instalação de empresas e indústrias de base tecnológica, conforme ilustração abaixo:

O Parque tecnológico em números:

  • Área total do PTMV: 332.128,65m²
  • Área construída do Centro de Inovação: 3.335m²
  • Área do terreno da Prefeitura: Aprox.. 15.000 m²
  • Investimento: 10milhões de reais para a construção do primeiro prédio

 

A previsão é que o primeiro prédio seja entregue no final de 2017. A Companhia de Desenvolvimento de Vitória, empresa pública pertencente ao município, está iniciando a segunda etapa do convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Haverá a contratação de uma consultoria especializada para apoiar a definição do modelo de negócios, que se posiciona como o Primeiro Parque Tecnológico focado em cidades e indústrias inteligentes do mundo.

A CDV uniu forças com a Findes, Sebrae, Ufes, Ifes, Sindinfo, Ilha Valley e Conptec, para contribuírem na modelagem de negócios do Parque Tecnológico e para formar a governança corporativa. O próximo passo será a apresentação do Parque ao mercado mundial de inovação por meio de reuniões e “roadshows” para negociar a vinda de empresas âncoras e estabelecer parcerias com empresas e instituições internacionais, gerando renda e oportunidades de novos negócios.